quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Quinta na praça e VI Festival Regional de Arte com Retalhos e Patchwork movimentam a Praça Tiradentes

Quinta na Praça traz a público o talento de Bel Costa e Feira colore a praça até o próximo sábado
Cumprindo o objetivo de fomentar e fortalecer o artesanato local e da região, o Centro de Apoio ao Produtor e Artesão - Art Cap com ao apoio da Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria Municipal de Cultura promove entre os dias 11 e 13 de setembro, o VI Festival de Patchwork e Trabalhos em Tecidos que reúne trabalhos de vários artesãos da cidade e região e proporciona aos visitantes um ambiente aconchegante de muita beleza e arte.
O Festival acontece na Praça Tiradentes, em frente ao Centro Cultural Casarão. Os três dias de programação prometem surpreender o público com trabalhos diversos que encantam pela beleza e qualidade. O espaço estará aberto ao público nesta quinta feira a partir das 16h, sexta feira, dia 12 das 9h às 20h; dia 14, e no sábado, dia 13 das 9h às 17h. 
Abrilhantando a abertura do evento a Praça Tiradentes recebe ainda o já tradicional projeto Quinta na Praça que traz a público o talento e simpatia da sete-lagoana Bel Costa.
Venha prestigiar a arte local e conheça as riquezas de nossa terra. 

A Art Cap 
O Centro de Apoio ao Pequeno Produtor e Artesão (Art Cap), criado em 2004, é um ponto de referência para a produção e comercialização para os agricultores familiares e artesãos de Sete Lagoas e região. Possui uma loja no Casarão, que funciona como incentivo à comercialização dos produtos artesanais. O Art Cap divulga o artesanato sete-lagoano a todos os cantos do país ao participar de diversos eventos, a exemplo do Congresso Mineiro de Municípios (Expominas), Exposição do Artesanato Mineiro (Aeroporto de Confins), para a delegação do encontro anual do BID/ 2007, Feira Nacional de Artesanato – Centro Cap (Expominas), dentre várias outras exposições. Recentemente participou da Feira Mega Artesanal ocorrida em São Paulo, e participaram de oficinas, palestras e demais ações de aprimoramento. 

Patchwork

A tradução literal da palavra patchwork é "trabalho com retalho". Caracteriza uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos e cores. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. A técnica tem origem no século IX A.C, na terra dos faraós, passando do antigo Oriente para a Europa do século XI (Inglaterra), quando foi utilizada essa técnica para fazer tapetes e túnicas clericais.

A revolução trazida pela Segunda Guerra Mundial e pela liberação feminina, na década de 1960, desvalorizaram um pouco a tradição do patchwork, porém grandes indústrias têxteis ainda desenvolvem anualmente tecidos especiais para o patchwork.
Participe e prestigie a arte de bossa cidade!


Por Nana Andrade- Secretaria Municipal de Cultura e Juventude/Prefeitura de Sete Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário