terça-feira, 7 de outubro de 2014

Edital premiará jovens que representem e atuam na área de comunicação cultural

Iniciativa beneficiará jovens com idade até 29 anos


A cada dia vemos aumentar o numero de jovens participantes nas representações culturais brasileiras e como observado pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante a Conferência Nacional de Cultura, ocorrida em novembro último, “percebemos que ainda faltava gente com menos de 20 anos no meio de tantas pessoas”, se referindo aos presentes no evento. “Tínhamos vários programas interessantes para a juventude, mas faltava algo mais próximo", ressaltou a ministra durante o lançamento do Programa Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude, ocorrida no mês de agosto, no Rio de Janeiro.

O edital, que recebe inscrições até o próximo dia sete de novembro, objetiva premiar jovens entre 15 e 29 anos que desenvolvam iniciativas de comunicação voltadas para a cultura. 

O prêmio é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio.
Contadores de historia/Foto: Dayane Kétila

 
Com o proposito de evidenciar o papel dos jovens nos processos culturais, o edital apresenta vantagens na participação destes, que poderão concorrer com conteúdos produzidos por muitos meios, até mesmo pelo celular: "Não há necessidade de conhecer lei de incentivo. É muito melhor para o jovem poder mostrar como é a sua comunidade pelo celular, explicar visualmente como é. Paralelamente, a UFRJ está fazendo um trabalho com pesquisadores para saber em que tipo de experiência o jovem se inscreveu mais", conta Américo Córdula, diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. "Queremos oferecer um instrumento para potencializar o que eles já estão fazendo. É uma coisa muito nova, nunca trabalhamos com este tipo de público. É uma experiência para pessoas que não costumam entrar em editais e nunca entraram em sites de ministérios", complementa a ministra Marta Suplicy. 

Os projetos que estiverem concorrendo ao prêmio precisam apreciar e conceber ações ligadas a uma das seguintes estruturas: educar para comunicar, produção de conteúdos culturais, distribuição de conteúdos culturais, meios/infraestrutura para a comunicação, comunicação e protagonismo social, e comunicação e renda. 

Orquestra Jovem de Sete Lagoas/Foto: Nana Andrade 

E necessário que os projetos sejam inéditos e cada candidato poderá apresentar somente uma iniciativa cultural para a seleção.

 Quem pode participar?

Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos, que desenvolvam iniciativas de comunicação para cultura. 

Serão concedidos 10 prêmios para jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29 anos. Todos os prêmios terão valor bruto de R$ 14 mil.

Os interessados poderão inscrever seus projetos gratuitamente ate o dia 7 de novembro de 2014 por intermédio do sistema SALICWEB, e-mail (comunicadiversidade@gmail.com) ou pelos Correios. 

Outras informações e consultas ao edital podem ser feitas no portal do MinC: www.cultura.gov.br

Por Dayane Ketila – Ascom Cultura e Juventude/Prefeitura de Sete Lagoas



Nenhum comentário:

Postar um comentário