terça-feira, 7 de outubro de 2014

Sete-lagoana será homenageada com Medalha de Mérito Cultural “Acadêmica Sinhá Araújo”

Mariza da Conceição Pereira será agraciada por sua vida cultural e contribuição ao universo literário da cidade e região

Na tarde do ultimo dia 29 de setembro de 2014, a atual assessora de patrimônio do departamento de Museus, Marisa da Conceição Pereira recebeu na sala  do Clube de Letras de Sete Lagoas, três membros da Academia Cordisburguense de Letras Guimaraes Rosa, Doutor Jose Augusto Faria de Souza – Presidente da Academia Sete Lagoana de Letras, Marcio Vicente da Silveira Santos – Secretario Municipal de Cultura e Juventude em Sete Lagoas e Mestre Carnot Guedes, que a entregaram um comunicado em forma de convite para receber no próximo dia 08 de novembro de 2014 a Medalha de Mérito Cultural “Acadêmica Sinhá Araújo”.

 Mariza da Conceição Pereira – Foto: Dayane Kétila

Marcio Vicente da Silveira Santos – Secretario Municipal de Cultura e Juventude em Sete Lagoas, Mariza da Conceição Pereira ex-presidente do Clube de letras de Sete Lagoas, Doutor Jose Augusto Faria de Souza – Presidente da Academia Sete Lagoana de Letras, e Mestre Carnot Guedes membro da Academia Cordisburguense de Letras/ Foto: Dayane Kétila.


“O recebimento da medalha se deve à trajetória de vida cultural de Mariza e por tudo que ela fez pela cultura de Sete Lagoas e Cordisburgo”, diz Doutor Jose Augusto Faria de Souza – Presidente da Academia Sete Lagoana de Letras se referindo a Dona Mariza da Conceição Pereira que prosseguiu emocionada e finalizando o encontro com as seguintes palavras: Sempre que posso estou presentes nos eventos da Academia de Letras de Cordisburgo e esta homenagem deve ser pelo fato de eu ter trabalhado e estar trabalhando pela Cultura há mais de 50 anos.

Quem foi Sinhá Araújo, personalidade que dá nome à Medalha de Merito 

Sinhá Araújo, natural de Cordisburgo, fundadora da Academia Cordisburguense de Letras Guimaraes Rosa, em 1984.

Sinhá residiu durante grande parte da sua vida no Rio de Janeiro e voltou há Cordisburgo anos mais tarde, marcando seu regresso com a criação da Academia. Em Cordisburgo e em Sete Lagoas ela encontrou respostas e pessoas que abraçaram sua ideia da construção deste sonho. Desde o inicio, o Clube de Letras de Sete Lagoas mantem um intercâmbio Cultural permanente com a Academia de Cordisburgo.

Antes mesmo de Dona Sinhá, o Clube de Letras de Sete Lagoas trabalhava para criar na cidade de Cordisburgo uma entidade literária, principalmente através de Francisco Timóteo Pereira, cordisburguense, membro fundador do Clube de Letras de Sete Lagoas. Com a ideia e empenho de Sinhá Araújo, o estimulo e apoio do Clube e da Academia de Sete Lagoas, só fizeram aumentar e frutificar.

Por Dayane Kétila - Secretaria Municipal de Cultura e Juventude/ Prefeitura de Sete Lagoas






Nenhum comentário:

Postar um comentário